Saturday, 13 October 2012

Questão Individual 3: Desconstruindo e Subvertendo: Novas Possibilidades no Design Contemporâneo


Pós-graduação em Artes Visuais - Cultura e Criação
Senac - Centro Nacional de Educação a Distância


Questão Individual 3



Texto:

Desconstruindo e Subvertendo: Novas possibilidades no Design Contemporâneo

por Thiago Cerejeira

A década de 1960 é de fato marcante para a história do design, pois foi neste período, que aconteceram suas mudanças mais revolucionárias. Os designers romperam com os modelos vigentes e apostaram em alternativas inovadoras para conceber e reinterpretar modelos já existentes. Havia uma busca pela desordem e desconstrução de valores e paradigmas, que renovou formatos e atribuiu novas experimentações de linguagens visuais e conceituais, motivadas também pelos avanços tecnológicos e movimentos artísticos do período, como a Pop Art, que ampliaram as possibilidades de criação gráfica, tornando os processos e os produtos cada vez mais dinâmicos e modernos.

Um precursor da revolução pop no mobiliário cool da época, o dinamarquês Verner Panton, é sinônimo de vanguarda e foi expert, em criar um mobiliário lúdico e novo, em um período que o mundo atravessava a era pré-tecnológica.  O designer utilizou, como matéria prima para seu trabalho, materiais como o plástico, o poliuretano e a espuma. Queria quebrar a frieza e rigidez do ferro e tornar o mobiliário mais engraçado. Para ele, era inconcebível, sentar em um sofá bege e quadrado, por exemplo.  Algumas de suas peças, como a conhecida Cadeira Panton, desafiaram a lei da gravidade e ainda hoje causam admiração e espanto. A Cadeira Panton, foi a primeira cadeira produzida em plástico, sendo ela uma peça inteira, contínua. Unidade em forma e material.  Verner Panton rompeu com a tradição de linhas simples, puras e elegantes em móveis de madeira, e experimentou com materiais coloridos e novos. Ele era um artesão que usou o plástico e o metal para criar objetos com um olhar mais internacional. É o exemplo perfeito de se estar no local exato, na época exata.
Cadeira Panton, 1960 - Verner Panton


A liberdade da cadeira Panton representava justamente o que os anos 60 pregavam: novos processos, de ordem econômica e cultural, com objetos  voltados para  o consumo  rápido, produção em larga escala e pouca durabilidade,  que por sua vez,  alteraram  profundamente as formas de produções artísticas e gráficas, servindo de  plano contextual para novas interpretações de outros designers, a exemplo dos italianos  Gaetano Pesce e Alessandro Mendini.

Pesce lançou, em 1969, a Coleção "UP Series", composta por 7 cadeiras para diferentes usos, crianças,  adultos e casais. As poltronas possuíam design orgânico, com formatos lúdicos e coloridos, apelo simples e confortável. Revolucionou, não só no material utilizado, espuma de poliuretano, mas também na embalagem dos produtos.
As peças eram  comprimidas à vácuo e envolvidas em envelopes de PVC. Quando a embalagem  era  aberta, a cadeira se expandia para o tamanho natural. Essa concepção inovadora de Pesce, com dinamismo e flexibilidade, refletia a tendência pop, que invadia a arte e o design, contrariando os padrões do período.  Aqui fica evidente sua tentativa de desconstrução, à medida que suas obras retratam a intenção do artista em reformular em suas criações as formas básicas e convencionadas de alguns modelos vigentes na época.

Poltronas "Up series", 1969 - Gaetano Pesce


Mendini, com sua experiência de "Re-design", promoveu uma apropriação de obras de outros artistas, reformulando-as a partir da inserção de novos materiais, cores e formas, em contraposição à simetria e estética das originais. Reformulou as cadeiras Thonet e Wassily, criando uma espécie de caricatura das mesmas. A Thonet,ganhou, em sua estrutura,novos elementos, metálicos, coloridos e assimétricos. Já na Wassily, a obra foi reclassificada deformando as linhas retas das faixas de couro liso e substituindo-as por manchas totalmente irregulares, desprezando assim, a sua simetria e rigidez estrutural.  É aí, onde reside, portanto, seu processo de desconstrução. Ele subverte o conceito original, estimulando novas possibilidades de criação, e, ironicamente, ainda consegue a façanha de transformar estas cadeiras em verdadeiras obras de arte.


 
Re-design das cadeiras Thonet e Wassili, 1973-79 - Alessandro Mendini


Outro exemplo, que pode ser trazido a esse contexto, é o dos irmãos brasileiros,  Fernando e Humberto Campana, notavelmente reconhecidos no cenário do design internacional, e que a partir da década de 80 passaram a produzir peças de mobiliário, diferenciadas, experimentais e com forte apelo conceitual, que  agradaram à críticos e estudiosos de vários países. Diversas de suas criações inovaram ao romper com temas e materiais clássicos do design, apostando em peças,  com simplicidade e, ao mesmo tempo extrema sofisticação, feitas com materiais comuns, encontrados em todos os lugares. Que assim o digam suas famosas cadeiras: as" Des-confortáveis" feitas em ferro; as cadeiras vermelha e azul Edra, com  ferro cromado e fios trançados de algodão tingido; ou ainda suas poltronas e outros itens de mobiliário de formas inusitadas.


Cadeiras Positivo/Negativo da série Des-confortáveis, 1989 - Irmãos  Campana




Mesa Inflável, 1995 - Irmãos Campana
Cadeira Cone,  1997 - Irmãos Campana
Cadeira Azul Edra, 1998 - Irmãos Campana
Cadeira Vermelha Edra, 1998 - Irmãos Campana
Poltrona Bola, 2009 - Irmãos Campana
Poltrona Jacaré, 2009 - Irmãos Campana
Sofá Cipria, 2010 - Irmãos Campana


Um aspecto curioso do design contemporâneo, é a sua versatilidade, que extrapola limites e convenções. Interessante ressaltar as incursões de Gaetano Pesce e dos Irmãos  Campana, mais recentemente,  na moda, com criações para a marca Melissa,  de sapatilhas com formato incomum, e de design inovador e alternativo, demonstrando bem esse diálogo com a interatividade contemporânea e, utilizando para tal, a desconstrução e subversão de formas e valores, em uma busca pelo reposicionamento estético, que resultem em novas linguagens visuais.


Sapatilha com círculos conectados,  para Melissa, Anos 2000 - Gaetano Pesce


Sapatilha vazada, para Melissa, Anos 2000 - Irmãos Campana



Referências:

CEREJEIRA, T. L. T. Desconstruindo e Subvertendo: Novas possibilidades no Design Contemporâneo. 2012.
Arquivo em PDF disponível para download em:
http://www.4shared.com/office/ow7DykVk/qti_3_Desconstruindo_e_Subvert.html

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