Wednesday, 17 October 2012

Atividade Prática 1 - Bloco Movimento : "O Efeito Tromp L'oeil"

 Pós-graduação em artes visuais - cultura e criação 
Senac - Centro Nacional de Educação a Distância



Atividade Prática 1 - Bloco Movimento


"O Efeito Trompe l'oeil"


A proposta escolhida para satisfazer ao requisito desta  atividade prática foi a seguinte:

"a) O movimento modifica a percepção das coisas e do mundo, tanto se somos nós que nos movemos, quanto se aquilo que observamos é o que se move. Pense em algo cuja percepção se modifique pelo movimento e crie uma imagem desta modificação."

Para ilustrar, os estudos discutidos dentro do bloco movimento, optei pelo efeito Trompe l'oeil,  Recurso técnico-artístico, que através de truques de perspectiva ,  cria uma ilusão ótica que mostra objetos ou formas que não existem  realmente.

O sentido francês da expressão, aponta para:

tromper ,  "enganar", l'oeil , "o olho"

Dessa forma, a imagem representada  com o auxílio do trompe l'oeil cria no observador a ilusão de que ele está diante de um objeto real em três dimensões e não de uma representação bidimensional. Confunde e altera a percepção de quem olha, dá a impressão de se ver algo que não está realmente ali.

O efeito sempre foi muito usado na pintura e na arquitetura para criar efeitos visuais.  Na pintura, nos períodos em que predominava o naturalismo, como por  exemplo, na Grécia Antiga e no Renascimento italiano, generalizando-se no vocabulário crítico e passando assim, a referir-se a qualquer forma de ilusionismo acentuado empregado nas artes. Na arquitetura, a decoração ilusionista em que a pintura de forros e paredes altera a percepção do tamanho do espaço (denominada quadratura), é considerada um tipo de trompe l'oeil .

Andrea Pozzo   (1642 - 1709) é um dos maiores praticantes desse ilusionismo decorativo, típico do barroco . Seu mais importante trabalho de quadratura é o enorme afresco Alegoria da Obra Missionária dos Jesuítas , 1691/1694, no forro da igreja de S. Ignazio, em Roma.

 
Andrea Pozzo - "Afresco Alegoria da Obra Missionária dos  Jesuítas "  (1691/1694)

Na década de 30, essa técnica, foi trazida para a moda pelas mãos da estilista italiana Elsa Schiaparelli. Amiga de Salvador Dali e de outros artistas do movimento surrealista. Schiaparelli, sofreu  influência direta  dessa estética e, como consequência, acabou por utilizar o efeito  trompe l'oeil em suas criações, produzindo , em 1927,  a primeira peça de roupa a conter o efeito, um suéter de lã com um maxilaço frontal ao redor da gola.

Suéter de lã, com efeito trompe l'oeil, de Elsa Schiaparelli  - 1927


A utilização deste recurso na moda consiste basicamente em simular elementos que não estão ali de verdade através de desenhos nas roupas. Esses elementos podem ser um corte diferenciado, uma peça de roupa, uma jóia ou bijuteria, laços e botões e o que mais a imaginação do designer permitir.

Alguns exemplos de efeito Trompe l'oeil, na moda

"O trompe l'oeil é  bem humorado e pode tornar uma peça simples  instantaneamente mais interessante. Faz girar a cabeça para dar uma segunda, terceira olhada, afim de se entender o que está acontecendo."

A utilização deste artifício, na  criação de artes gráficas, para estampas de   peças do vestuário, tem se tornado uma constante, no mercado de moda. Muitos estilistas, utilizam  perspectivas com elementos de design para criar um aspecto interessante.

Peça da coleção Maria Bonita Inverno 2009 - efeito tromp(estampa imitando  suspensório


Para provocar o efeito de ilusão desejado,  os prints, em sua  maioria, se mantém fiéis, à proporção  real  dos objetos e detalhes a serem reproduzidos. O resultado final, só aparece então, quando a peça está vestida, em função do movimento que o corpo proporciona.

portanto, gostaria de deixar como referência de produção, desta atividade, duas imagems, com referências de algumas peças de vestuário, antes desenvolvidas por mim, em que me utilizo do efeito Trompe l'oeil. As idéias foram concebidas,   com foco em segmento juvenil, em que a intenção é justamente, provocar efeitos visuais, nas peças, quando vestidas, utilizando-se para isso de acessórios e objetos, característicos ao perfil deste público-alvo.

"Catálogo Férias para departamento juvenil" - Lojas Riachuelo  (Junho/2009)

 Modelo de T-shirt para marca Miss Young, Lojas Riachuelo (Outubro/2009)

No comments:

Post a Comment