Pós-graduação em artes visuais - cultura
e criação
Senac - Centro Nacional de Educação a Distância
Senac - Centro Nacional de Educação a Distância
Atividade Prática 1 - Bloco Movimento
"O Efeito Trompe l'oeil"
A
proposta escolhida para satisfazer ao requisito desta atividade prática foi a seguinte:
"a)
O movimento modifica a percepção das coisas e do mundo, tanto se somos nós que
nos movemos, quanto se aquilo que observamos é o que se move. Pense em algo
cuja percepção se modifique pelo movimento e crie uma imagem desta
modificação."
Para
ilustrar, os estudos discutidos dentro do bloco movimento, optei pelo efeito
Trompe l'oeil, Recurso
técnico-artístico, que através de truques de perspectiva , cria uma ilusão ótica que mostra objetos ou
formas que não existem realmente.
O
sentido francês da expressão, aponta para:
tromper
, "enganar", l'oeil , "o
olho"
Dessa
forma, a imagem representada com o
auxílio do trompe l'oeil cria no observador a ilusão de que ele está diante de
um objeto real em três dimensões e não de uma representação bidimensional.
Confunde e altera a percepção de quem olha, dá a impressão de se ver algo que
não está realmente ali.
O
efeito sempre foi muito usado na pintura e na arquitetura para criar efeitos
visuais. Na pintura, nos períodos em que
predominava o naturalismo, como por
exemplo, na Grécia Antiga e no Renascimento italiano, generalizando-se
no vocabulário crítico e passando assim, a referir-se a qualquer forma de
ilusionismo acentuado empregado nas artes. Na arquitetura, a decoração
ilusionista em que a pintura de forros e paredes altera a percepção do tamanho
do espaço (denominada quadratura), é considerada um tipo de trompe l'oeil .
Andrea
Pozzo (1642 - 1709) é um dos maiores
praticantes desse ilusionismo decorativo, típico do barroco . Seu mais importante
trabalho de quadratura é o enorme afresco Alegoria da Obra Missionária dos
Jesuítas , 1691/1694, no forro da igreja de S. Ignazio, em Roma.
Andrea Pozzo - "Afresco Alegoria
da Obra Missionária dos Jesuítas
" (1691/1694)
Na
década de 30, essa técnica, foi trazida para a moda pelas mãos da estilista
italiana Elsa Schiaparelli. Amiga de Salvador Dali e de outros artistas do
movimento surrealista. Schiaparelli, sofreu
influência direta dessa estética
e, como consequência, acabou por utilizar o efeito trompe l'oeil em suas criações, produzindo ,
em 1927, a primeira peça de roupa a
conter o efeito, um suéter de lã com um maxilaço frontal ao redor da gola.
A
utilização deste recurso na moda consiste basicamente em simular elementos que
não estão ali de verdade através de desenhos nas roupas. Esses elementos podem
ser um corte diferenciado, uma peça de roupa, uma jóia ou bijuteria, laços e
botões e o que mais a imaginação do designer permitir.
Alguns exemplos de efeito Trompe
l'oeil, na moda
"O
trompe l'oeil é bem humorado e pode
tornar uma peça simples instantaneamente
mais interessante. Faz girar a cabeça para dar uma segunda, terceira olhada,
afim de se entender o que está acontecendo."
A
utilização deste artifício, na criação
de artes gráficas, para estampas de
peças do vestuário, tem se tornado uma constante, no mercado de moda.
Muitos estilistas, utilizam perspectivas
com elementos de design para criar um aspecto interessante.
Para
provocar o efeito de ilusão desejado, os
prints, em sua maioria, se mantém fiéis,
à proporção real dos objetos e detalhes a serem reproduzidos.
O resultado final, só aparece então, quando a peça está vestida, em função do
movimento que o corpo proporciona.
portanto,
gostaria de deixar como referência de produção, desta atividade, duas imagems,
com referências de algumas peças de vestuário, antes desenvolvidas por mim, em
que me utilizo do efeito Trompe l'oeil. As idéias foram concebidas, com foco em segmento juvenil, em que a
intenção é justamente, provocar efeitos visuais, nas peças, quando vestidas,
utilizando-se para isso de acessórios e objetos, característicos ao perfil
deste público-alvo.
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