Pós-graduação em Artes Visuais - Cultura
e Criação
Senac - Centro Nacional de Educação a
Distância
Atividade Prática 2 - Bloco Leveza
"Moulage em Papel"
A
Proposta que serviu de base, para realização desta atividade prática, segue a
diretriz abaixo:
"b)
A leveza pode ser associada à transitoriedade e à fragilidade. Crie uma imagem
de leveza que comunique regularidade e ordem, mas que também seja extremamente
frágil e pouco durável."
A ideia
apresentada para esta atividade prática está embasada nas duas referências
abaixo, apresentadas e discutidas durante os estudos realizados neste
bloco. Elas seguem os aspectos
inerentes à esse conceito, privilegiando o efeito de leveza e o apelo estético
que transmite a sensação de "flutuar".
1.
Bas-relief, 1931 - Madeleine Vionnet
2.
Modelo da coleção "A Costura do
Invisível", 2004 - Jum Nakao
Optei
pela fusão dos dois conceitos acima, na orientação de um trabalho elaborado em 2008, junto à turma do curso de "Comunicação
em Moda", do Senai/RN.
Inicialmente
foi proposto aos alunos, uma análise do projeto
desenvolvido pelo estilista Jum Nakao, em seu desfile conceitual "A
Costura do Invisível", apresentado na temporada 2004, da São Paulo Fashion Week. O intuito aqui era estimular a
reflexão crítica, acerca da ideia de efêmero, característica tão associada à
moda, na contemporaneidade.
Paralelo
a este foco, foi questionado aos alunos, de que outras formas o projeto de
Nakao poderia ser revisitado, de maneira que se mantivesse a mesma
essência. No rol de opções debatidas
entre o grupo, optou-se pela escolha de uma técnica, muito utilizada na Alta-Costura, conhecida como Moulage.
A
moulage é uma técnica de reprodução de
formas em três dimensões (3D). No que se
refere à confecção, define-se como uma
técnica de criação de formas e moldes para construção de vestuário a partir do
revestimento do corpo com tecido. Ou seja, trata-se da técnica de modelagem
onde a construção dos moldes de uma roupa é feita diretamente sobre o corpo
humano ou busto de costura.
A
técnica do Moulage
Esta
técnica permite a percepção real das formas estruturais do corpo no momento da
modelagem. A visualização imediata da roupa no espaço permite a interação
dinâmica entre o criador e o tecido, jogando com o seu comportamento, caimento
e volume, durante toda a fase de criação.
Neste
sentido, a influência de Madeleine Vionnet, foi fundamental para a execução
deste trabalho, pois ela é considerada uma das maiores especialistas nessa
técnica. Inaugurou sua própria maison em
1912, fechou-a durante a 1ª Guerra Mundial, e quando a reabriu começou a ganhar
a preferência de muitas atrizes da época. Com um estilo inovador, costumava
criar seus modelos diretamente em um manequim em miniatura.
Madeleine
Vionnet e sua técnica de moulage, em miniatura.
Duas
de suas principais características eram o drapeado e o corte enviesado, para os
quais encomendava tecidos com o dobro de largura do que o habitual - seus
tecidos prediletos eram o crepe, a gabardine e o cetim, que ela manejava com
maestria, a ponto de ser considerada a estilista que mais contribuições
técnicas deu à alta costura.
A
intenção pretendida pelo grupo se fez tal como a de Vionnet, que em suas criações, tentava fazer uma releitura
dos modelos da Antiguidade Clássica e propor a busca de um novo sentido de ordem e harmonia, num período em
que se faziam necessários os processos
de retomada e reconstrução.
Modelos
de Madeleine Vionnet
De
posse das referências e modelos de Vionnet, o grupo se propôs a exercitar essa técnica, a partir
da utilização de algum material alternativo. Como o ponto de partida havia sido
a conceituação do desfile de Jum Nakao, decidiu-se por um tipo de papel, muito
comum e, inclusive usado na confecção de moldes planos para roupas, na
indústria do vestuário, o papel madeira.
O
exercício foi realizado em manequins de costura, forrados com tecido,
apropriados para a técnica do moulage, o
que permitiu assim a montagem dos modelos, com materiais simples como alfinetes
e cola, aliados à participação criativa dos integrantes do grupo, que puderam
praticar um processo de releitura livre.
Deixo
abaixo, a imagem de referência , em resposta
à solicitação desta atividade prática 02, e em anexo seguinte registro
fotográfico contendo etapas e resultados do processo desenvolvido nesta
experimentação.
Imagem de referência para atividade
prática 02 - "Moulage em papel madeira" –desenvolvido pela Turma de Comunicação em Moda do Senai/RN,
2008.
Orientação: Thiago Cerejeira





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